Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tabula rasa,De onde provém o conhecimento?


          


O argumento da tabula rasa foi usado pelo filósofo inglês John Locke , considerado como o protagonista do empirismo. Locke detalhou a tese da tabula rasa em seu livro, Ensaio acerca do Entendimento Humano . Para ele, todas as pessoas nascem sem conhecimento algum , e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência . A partir do século XVII, o argumento da tabula rasa foi importante não apenas do ponto de vista da filosofia do conhecimento, ao contestar o inatismo de Descartes, mas também do ponto de vista da filosofia política, ao defender que, não havendo ideias inatas, todos os homens nascem iguais. Forneceu assim a base da crítica ao absolutismo e da contestação do poder como um direito divino ou como atributo inato.

A teoria da tabula rasa também fundamenta uma outra corrente da filosofia e da psicologia, o behaviorismo clássico. O behaviorismo atual, que é o behaviorismo radical, não se baseia na tabula rasa.
        A teoria  não foi importante apenas do ponto de vista puramente filosófico – ao considerar todos os Homens como intrínsecamente iguais, deu base filosófica para combater o status quo vigente, especialmente em relação à aristocracia e à nobreza

Nenhum comentário:

Postar um comentário